Sobre a locução latina ad hoc
A locução latina ad hoc, significando «para esse efeito; para tal fim; de propósito; adrede; que calha bem», tem em Trás-os-Montes o significado de «à sorte; à toa». Pergunto se, só nesta região, tem a expressão citada este específico sentido.
A origem do nome Castel-Branco
Gostaria de saber se me pode ajudar, pois pretendo saber a origem do nome Castel-Branco.Obrigada.
A expressão relativa a «chover e fazer sol»
Descobri recentemente Ciberdúvidas e é de admirar a tarefa que realizam os especialistas. Estou a preparar um trabalho sobre provérbios e frases feitas e precisava da vossa ajuda no sentido de que me informassem qual a expressão que se utiliza em Portugal quando está a chover e faz sol. Conheço as utilizadas em Angola, Cabo Verde e Moçambique, mas preciso da que se utiliza em Portugal.
Falta de adequação comunicacional
Na sua opinião, alguns problemas de comunicação interna podem estar relacionados com a falta de adequação do nível de linguagem às situações ou aos interlocutores? Você teria algum exemplo profissional ou particular para citar?Grata.
Co-dominância
Queria apenas fazer-lhes uma questão: será que codominância e co-dominância são verdadeiras variantes linguísticas apenas pelo facto de diferirem num hífen?
Muito obrigado!
A origem do ponto de exclamação
Por favor gostaria de saber a origem do ponto de exclamação (quando ele surgiu, para qual finalidade inicialmente, os seus diferentes usos nas diversas culturas...).
Obrigada!
Expressões do Brasil
Gostaria de conhecer algumas gírias e expressões do povo do Sudeste, do Sul, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte do Brasil.
O site de vocês está muito bem elaborado, por isso o motivo de minha solicitação.
Se puderem me ajudar, ficarei muito grata.
A Nova Gramática do Português Contemporâneo e a Gramática da Língua Portuguesa
Gostaria de saber quais são as diferenças mais notórias entre a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e a Gramática da Língua Portuguesa, de Maria Mateus, Inês Brito, Inês Duarte e Isabel Faria.
Obrigada.
As subclasses de cada e de qualquer
Gostaria de saber quais as subclasses dos quantificadores cada e qualquer, dado que não se encontram nas gramáticas que possuo.
«Justifica-se a conferência»
Estou a conferir a contagem de artigos. Verifico que a contagem inicial estava errada. É correcto dizer: «Justifica-se a conferência»?
Grata pela colaboração.
