DÚVIDAS

Poema do afinal
«Poema do afinalNo mesmo instante em que eu, aqui e agora,Limpo o suor e fujo ao Sol ardente,Outros, outros como eu, além e agora,Estremecem de frio e em roupas se agasalham.Enquanto o Sol assoma, aqui, no horizonte,E as aves cantam e as flores em cores se exaltam,Além, no mesmo instante, o mesmo Sol se esconde,As aves emudecem e as flores cerram as pétalas.Enquanto eu me levanto e aqui começo o dia,Outros, no mesmo instante, exactamente o acabam.Eu trabalho, eles dormem; eu durmo, eles trabalham.Sempre no mesmo instante.Aqui é Primavera. Além é Verão.Mais além é Outono. Além, Inverno.E nos relógios igualmente certos,Aqui e agora,O meu marca meio-dia e o de além meia-noite.Olho o céu e contemplo as estrelas que fulgem.Busco as constelações, balbucio os seus nomes.Nasci a olhá-las, conheço-as uma a uma.São sempre as mesmas, aqui, agora e sempre.Mas além, mais além, o céu é outro,Outras são as estrelas, reunidasNoutras constelações.Eu nunca vi as deles;ElesNunca viram as minhas.A Natureza separa-nos.E as naturezas.A cor da pele, a altura, a envergadura,As mãos, os pés, as bocas, os narizes,A maneira de olhar, o modo de sorrir,Os tiques, as manias, as línguas, as certezas.Tudo.AfinalQue haverá de comum entre nós?Um ponto, no infinito.» Acerca deste poema de António Gedeão, queria saber qual o significado das duas últimas estrofes. Obrigado e continuação de um bom trabalho.
Figuras de linguagem em Memorial do Convento
«Sentaram-se todos em redor da merenda, metendo a mão no cesto, à vez, sem outro resguardar de conveniências que não atropelar os dedos, agora o cego que é mão de Baltazar, cascosa como um tronco de oliveira, depois a mão eclesiástica e macia do padre Bartolomeu Lourenço, a mão exata de Scarlatti, enfim Blimunda, mão discreta e maltratada, com as unhas sujas de quem veio da horta e andou a sachar antes de apanhar as cerejas.» José Saramago, Memorial do Convento. Qual é a figura de linguagem que o narrador utiliza para marcar as diferenças de nível e grupo social das personagens?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa