DÚVIDAS

Sobre o acento circunflexo em mecânico
Gostaria que me dessem uma explicação quanto ao acento circunflexo da palavra mecânico (há outras). Sendo uma vogal aberta ou sílaba, se quiser, por que não é grafada com um acento agudo? A regra diz que as palavras proparoxítonas são, na verdade, sempre graficamente acentuadas com acento agudo, para as vogais abertas, e circunflexo, para as fechadas. A sílaba da palavra em causa não é aberta? Reconheço que estou a colocar um problema de lana caprina, mas gosto de trocar impressões e ir até à exaustão destas coisas.
A grafia da onomatopeia de gargalhada
Endereço-vos uma dúvida relativa à resposta dada à consulente Maria João Duarte, que vos questionou sobre a ortografia da gargalhada: parece-me que o "ah" exclamativo não tem o mesmo som que os "ha" da gargalhada; pois enquanto o primeiro não pressupõe, comummente, uma expiração de ar antecedente, o segundo pressupõe-na, creio, assim se justificando uma diferença na ortografia; ou não será assim e a razão por detrás da resposta dada à referida consulente não tem que ver com esse aspeto fonético? Antecipado obrigado e votos de continuação do excelente trabalho. PS: Fiquei com dúvidas acerca da construção frásica do meu comentário.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa