Lazer vs. ócio
Qual é diferença entre lazer e ócio, que ambos significam «tempo livre»?
Obrigada.
«Ou seja»
Qual a classe e subclasse a que pertence a expressão «ou seja»?
Peripécia e peripeteico
Relativamente à [palavra grega] peripéteia (mudança repentina de fortuna), qual é o adjectivo de peripécia? "Peripeciano", "peripeteico"? O que define estas terminações? Há algum padrão?
O se do verbo isolar-se
Na frase: «Eles isolaram-se a um canto», o se é inerente? Desempenha função sintática?
Poderiam ajudar-me a fazer a análise sintática da frase?
Obrigada.
Taquicardia
As palavras taquicardia e bradicardia surgem na maioria dos dicionários como paroxítonas. No entanto, são muitas vezes usadas na terminologia clínica como proparoxítonas, na maioria das vezes oralmente. Posto isto, há alguma evolução da língua que permita o seu uso com acentuação esdrúxula ("taquicárdia" ou "bradicárdia")?
Obrigado.
A divisão silábica de superfície
A minha dúvida prende-se com a divisão silábica da palavra superfície. Da pesquisa que fiz pré-acordo, não posso separar um hiato, onde a sílaba final é átona, neste caso o -cie. Mas e depois do acordo? Algo mudou?
Muito grato!
Descendencial (melhor: genético)
Pode-se dizer, tal como em conversa me "saiu" espontaneamente, «aquele dom é descendencial»?... Quando me refiro ao dom que uma filha tem por a mãe tê-lo, sendo uma característica que "passa" por descendência.
Obrigado.
Cupido vs. cúpido
"Cúpido" ou "cupido": qual a forma correcta? Ou as duas palavras existem com significados diferentes?
«Molhar a sopa» e «molhar o pão na sopa»
Tenho ouvido frequentemente a expressão «molhar a sopa», com o significado de «tomar parte em, experimentar» (ex: «aquele avançado tem um enorme faro de golo, está sempre a querer molhar a sopa»).
No entanto, tinha ideia de uma expressão semelhante, «molhar o pão na sopa». São ambas expressões correctas?
A sintaxe do verbo debitar
O verbo debitar selecciona que preposição: de, ou em?
Tenho ouvido e lido coisas como «debitar na minha conta», mas, como o sentido é negativo, de subtracção, diria que o de é mais apropriado (como em «concordar com» e «discordar de»).
Obrigado.
