A locução «e tal» associada a numerais
Gostaria de ser esclarecida na seguinte dúvida: será correto dizer «cinquenta e tal anos» ou será, antes, «cinquenta e tais anos»?
E porquê?
Muito obrigada desde já pela resposta.
O significado da expressão «em meio a»
Qual o significado da expressão «em meio a», quais seus sinónimos, e como deve ser usado ?
«Melhor do que» = «melhor que»
A RTP tem um novo programa intitulado A minha mãe cozinha melhor que a tua. Não devia ser "A minha mãe cozinha melhor do que a tua"?Obrigada.
«Em seguida», «de seguida», «seguido» e «consecutivo»
Gostaria de saber acerca do uso correto do termo «em seguida» ou «seguida(o)(s)». Qual é a maneira correta de relatar um fato que ocorre seguidamente ou consecutivamente?
Por exemplo, qual é a frase correta?
«A Ponte Preta venceu dez jogos em seguida», ou «a Ponte Preta venceu dez jogos seguidos»?
Obrigado.
«Está de chuva»
A expressão «hoje está de chuva» é correta?
A construção «de tanto que...»
No Brasil é muito comum usar expressões como: «De tanto que estudei, consegui ser aprovado»; «de tanto que apanhei da vida, aprendi a lição».
Entretanto, não consegui descobrir em livro nenhum se [primeiro] a expressão «de tanto que» pode ser considerada locução conjuntiva causal e se [segundo] seu uso é coloquial ou não.
«De volta de»
Ouve-se e lê-se cada vez mais a expressão «de volta de». Pergunto, por isso: é aceitável uma frase como «Aquela pessoa está na sua rotina, de volta dos assuntos habituais»? Não se deveria dizer/escrever «à volta de» ou «em volta de»?
«Branco [ou português] de segunda»
Qual a origem da expressão «branco [ou português] de segunda»?
Muito obrigado.
«Passar à peluda»
Na vida militar quando se passava à disponibilidade (terminava o serviço militar) era referido como «passar à peluda». É conhecida a origem desta expressão?
Em breve e brevemente
«Abre em breve» ou «abre brevemente»?
