Pequeno-almoço
A palavra ou expressão «pequeno-almoço» existe? Não é esta designação uma cópia servil do francês "petit-dejeuner". Nós temos café-da-manhã, de sabor bem português! Cf. «frutos do mar».
Institucionalização
Existe a palavra institucionalização?
Consta que
Na acepção de «é voz corrente», qual das duas fórmulas está correcta: «consta-se» ou «consta»?
Cal
Gostaria de saber qual a origem do meu apelido.
Faremos o que nos for possível
Na resposta sobre «Autopoiética» J.N.H. diz: « ...faremos o que nos é possível...». Eu diria: «... faremos o que nos for possível...». Não sei dar explicação gramatical, se calhar pode dizer-se das duas maneiras.
Ablação
O que é abelação?
Bilião = 1 milhão de milhões
O que é um bilião? Recentemente fui confrontado com um «problema»: escrever por extenso, e utilizando a unidade monetária (o escudo), a quantia de um milhão e setecentos mil contos.
A minha primeira opção foi escrever um bilião e setecentos milhões de escudos. Contudo, e por que não estava certo da minha escolha, coloquei a questão a terceiros. A discussão foi enorme — um bilião não é um milhar de milhões, mas sim um milhão de milhões — e não houve consenso.
"Locations" = localização, posição
Qual é o equivalente em português de "locations"?
Covarde e cobardices
Sou estudante da licenciatura em Informática de Gestão (2º ano) na Universidade do Minho e venho por este meio - felizmente que pensaram nele - pedir-lhes que me esclareçam: - devo dizer covarde ou cobarde?
David
Gostaria de saber se escrevo bem o meu nome pois é uma dúvida já antiga e contraditória porque quase todas as pessoas ficam admiradas por escrever Davide com "e" no fim. Está correcto assim, ou pode ser também sem "e" no fim? Qual a diferença?
