DÚVIDAS

A colocação do advérbio também

Antes de mais nada, gostava de dar os meus parabéns à equipa do Ciberdúvidas pela criação deste sítio. É excepcional!

A dúvida que gostava de expor ao Ciberdúvidas reside na colocação do advérbio também. Agradeceria que comentassem a sua colocação nas frases seguintes:

a) «Eu também fui a Vila Real.»

b) «Também eu fui a Vila Real.»

c) «Eu fui também a Vila Real.»

d) «Eu fui a Vila Real também.»

Empiricamente, uso a alínea a), mas encontro muitas pessoas a usarem a alínea b) e algumas a usarem a d). Como fui ensinada a colocar alguns advérbios junto ao verbo, parto do princípio que a alínea c) também está correcta; no entanto nunca a uso, pois a frase não parece fluir tão bem como a a).

Agradeço desde já a atenção dada à minha questão.

Resposta

Muito agradecemos as suas simpáticas palavras. Em relação às frases, estas apresentam uma subtil diferença de sentido:

  — Em a) infere-se que o sujeito também participou do acto de ir a Vila Real.

  — Em b) o sujeito enfatiza o facto de também ele ter ido a Vila Real.

  — Em c) e d), o advérbio encontra-se mais próximo do nome, parecendo estar implícita a deslocação a uma outra cidade e também a Vila Real. Por exemplo: «Ontem fui ao Porto e fui também a Vila Real/e fui a Vila Real também.»

Mas as diferenças são de facto ténues e só um contexto nos permitiria formular um melhor juízo. De qualquer forma, são as frases em que o advérbio está junto à forma verbal — a), b) e c) — as mais agradáveis ao ouvido, e penso que também as mais usadas pelos falantes.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa