DÚVIDAS

A vírgula antes da conjunção e

Estava lendo um livro de crônicas do escritor Machado de Assis intitulado A Semana, volume 2, publicado pela Editora Mérito, 1959, quando, na página 93, deparei com o seguinte período: «Desaparece o sacristão, e torna alguns segundos depois, acompanhando o padre.» O que o referido escritor quer nos transmitir apondo a vírgula antes da conjunção coordenada e? No meu modesto entendimento, concluo que tem a finalidade de dar ênfase à frase a qual inicia. Estou errado?

Grato.

Resposta

Acontece por vezes a conjunção coordenativa copulativa e assumir outros valores, ainda que de forma esbatida. Poderíamos substituir na frase, sem perda de significado, o e por mas:

«Desaparece o sacristão, mas torna alguns segundos depois, acompanhando o padre.»

Nesta situação, a vírgula já se justifica, pois ajuda a marcar a oposição entre as duas orações («Desaparece o sacristão,»/«e torna alguns segundos depois»), que não deixa de existir quando se emprega a conjunção e. O autor realça, pois, esse contraste através da vírgula.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa