DÚVIDAS

Ainda o substantivo juro(s)

Recebi opiniões diferentes sobre a existência da palavra «juro» (financeiro), no singular.
Alguns afirmam, com base no dicionário Aurélio que a palavra existe no singular. Entretanto, sempre vejo grafado 1% de «juros», no plural, o que nos parece opor-se à existência do singular.
Um professor disse-me que não seria adequado empregar no singular, o que me parece o correto, pois, usa-se: 1% de «juros», 2% de «juros», 3% de «juros», etc. Os mesmos exemplos no singular nos soariam estranho; entretanto, não consegui fundamentação para sustentar esta última tese, em que eu e o professor citado acreditamos. Alguém teria alguma fundamentação credível?
Se tiver, socorram-me, por favor.

Resposta

Fiquei surpreendido com a sua nova consulta, na qual a opinião do professor é contrária à do da anterior consulta. É outro professor? Enganou-se na primeira pergunta?
Reitero tudo o que disse na primeira resposta. Só com a diferença de que presentemente me sinto ainda mais desconfortável.
Pedimos que nos poupem tempo, sendo precisos e cuidadosos nas perguntas, para que possamos conseguir responder a todos os companheiros e também sempre com precisão.

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa