DÚVIDAS

Algezur, outra vez

Li a vossa resposta em que se indica Algezur como a melhor forma para designar esta vila algarvia. Mas no jornal Público de domingo, 10 de Maio, pode-se ler:
"Alzejur preocupada com ribeiras.
"O presidente da Câmara de Aljezur, Manuel Marreiros, defendeu na sexta-feira a urgência da fixação das barras das ribeiras de Seixe, Aljezur e Carrapateira, para evitar que fiquem ciclicamente entupidas e assoreadas como está a suceder desde há alguns anos.
Nas ribeiras de Cercas, Alfambras, Bordeira, Seixe, Aljezur..."
Admito que o título "Alzejur" seja lapso, mas a forma que vem no corpo da notícia já levanta dúvidas, porque parece tratar-se de notícia de correspondente.
Podem esclarecer isto?

Resposta

Não é só no "Público". Noutro diário, igualmente escrupuloso quanto ao português, o "24 Horas", também encontrámos a grafia com j.

Telefonámos à Câmara Municipal de Algezur, onde um funcionário simpaticamente nos informou de que o j figura nos documentos timbrados da autarquia.

As placas, à entrada da vila, também têm j em vez de g. Trata-se, pois, de situação semelhante à de Cavez e torriense.

José Pedro Machado e outros estudiosos dicionarizam Algezur. Na vila, prefere-se "Aljezur"...

Ciberdúvidas, além de procurar informar os consulentes, nada mais pode fazer.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa