DÚVIDAS

Ambos/as

No "Guia Essencial da Língua Portuguesa para a Comunicação Social", de Edite Estrela e J. David Pinto-Correia (4.ª ed., Novembro de 1999), pode ler-se, na p. 43, sobre algumas particularidades a propósito do emprego dos pronomes indefinidos, que «O pronome 'ambos' não pode ser usado com pessoas ou coisas opostas: 'As duas amigas (e não ambas) fizeram as pazes.'». Como esta peculiaridade não é motivo de análise, ainda, nas questões que no "Ciberdúvidas" surgem, pergunto se é, de facto, assim, pois tentei reiterar esta tese noutras obras e, surpreendentemente, não lhe encontrei uma única referência.
Muito obrigado, mais uma vez, pelo vosso precioso auxílio nesta guerra que é de todos.

Resposta

No «Prontuário» da Texto e na entrada Ambos das Fichas Gramaticais, escrevi: «Ambos, ambas só devem ser usados quando não há acção recíproca. É incorrecto dizer: *`ambas beijaram-se´» ..... «mas já se pode dizer: `ambas beijaram a criança´, `ambos são espertos´.»
O «Dicionário Houaiss», na entrada do pronome indefinido plural Ambos, também indica: «não pode ser usado em alusão a pessoas ou coisas em oposição».

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa