DÚVIDAS

Cheiinha, saiinha

O Acordo Ortográfico menciona como exemplos, no item 4.º, Base X, da acentuação das vogais tónicas/tônicas grafadas com I e U, as palavras cheiinha e saiinha como palavras que não levarão mais acento. Perguntas:

a) essas palavras tinham acento?

b) no Brasil não consegui encontrar ocorrências com acento; em Portugal usava-se o acento, grafando-se "cheiínha", "saiínha"?

c) no Brasil, a regra antes do Acordo (ver Celso Cunha e Lindley Cintra, p. 71) dizia que se esse I ou U tônico, sozinho na sílaba, fosse seguido de nh, não deveria ser acentuado. Não é o caso de "cheiínha" e "saiínha"?

Agradeço sua atenção.

Resposta

A norma que dispensa acento no i em cheiinha, saiinha (por estar seguido de nh) é a mesma que anteriormente, quer em Portugal, quer no Brasil.

Repare que o que está escrito no texto do novo acordo é simplesmente: «não levam acento», diferentemente do seu: «não levam mais acento». Aceita-se, na expressão do novo acordo, que está nela possível a ideia de que não houve mudança, como em muitos casos do novo acordo, em que se estabelece a norma, sem referência ao passado.

Diferenças neste texto para o novo acordo

Termos para Portugal: Sem alteração

Para o Brasil: ideia

NOTA: as duplas grafias não implicam alterações obrigatórias na escrita.

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa