A tradição luso-brasileira classifica os advérbios em classes semânticas, e sim como advérbio de afirmação. Como este critério não tem em conta o comportamento sintáctico desta classe de palavras, a TLEBS propõe uma classificação com base em critérios sintácticos: adjunto; disjunto; de negação e conectivo. Do ponto de vista sintáctico, os advérbios das classes semânticas com valor de afirmação, dúvida... são geralmente modificadores de frase e, por isso, não pertencem ao grupo verbal nem ao predicado. Neste sentido, sim é um advérbio disjunto. De qualquer maneira, o importante, do ponto de vista didáctico, não é bem a classificação mas sim o funcionamento deste advérbio enquanto marcador de polaridade positiva. Quando ocorre isolado, sim constitui uma resposta afirmativa a uma interrogativa total: «Foste hoje almoçar com o João? Sim, fui.» Quando não constitui resposta, sim não precisa de figurar para marcar o valor afirmativo. No português, a polaridade positiva, ao contrário do que acontece com a negativa, é raramente assinalada pela presença de um marcador específico (vd. Mateus et alii, Gramática da Língua Portuguesa, 2003, p.770).