DÚVIDAS

Da/na Azambuja

Parece que existe certa vacilação no que diz respeito ao uso do nome desta vila portuguesa. Encontrei textos em que aparece com artigo definido em contextos como "Concelho da Azambuja", "Junta de Freguesia da Azambuja", "na Azamjuja", etc., mas também encontrei textos em que aparece sem artigo, exactamente nos mesmos contextos indicados. O nome desta vila é, para além de um substantivo próprio, um substantivo comum (= oliveira brava), o que levaria a pensar que deve ser usado com artigo definido. Contudo, é sabido que existem excepções a essa regra, como Albufeira, Braga, Faro, Pombal, etc., usados sempre sem artigo definido. Aliás, em "Viagens na Minha Terra", Almeida Garret utiliza o artigo na expressao "pinhal da Azambuja". Qual seria a forma correcta ou gramaticalmente aceitável? Será que são aceitáveis ambas?

Resposta

O uso é que consagra estes casos, não há propriamente uma regra. Em todo o caso, e dada a origem do topónimo, parece mais lógico usar o artigo definido por se tratar duma terra com o nome duma árvore e não desta na realidade. Assim, pinhal da Azambuja, ou seja da localidade com este nome; se fosse «pinhal de azambuja» poderia pensar-se talvez que nos referíamos a um pinhal qualquer que tivesse pelo menos uma azambuja.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa