DÚVIDAS

Dizer / falar

Embora os verbos "falar" e "dizer" possuam significados idênticos, sendo normalmente utilizados como sinónimos, a sua utilização é significativamente diferente. Como tal, gostaria que me dissesse quais as regras de utilização de um e de outro. Além disso, gostaria de saber se o verbo "falar" se poderá empregar no seguinte contexto: "Mas o que é que estás para aí a falar?".
   Obrigada pela vossa atenção.

Resposta

O verbo falar ou é intransitivo ou se utiliza com preposição (falar de, falar em, falar com, falar a, falar sobre).
   Ex.: Ele fala muito bem. (intransitivo).
   Ele é capaz de falar em público. (intransitivo)
   Ela falou de tudo.
   Eles falam em organizar o curso de outra maneira.
   Nós falamos com os alunos.
   Jesus falou à multidão.
   Não sei falar sobre isso.
   O verbo dizer exige complemento directo sem preposição (predominantemente) ou regido da preposição "de".
   Ex.: Ele disse uma verdade.
   Vou dizer-te um segredo.
   Digo-te que não percebi nada.
   Que me dizes disto? (com a preposição "de")
   A frase que apresentou não está totalmente correcta, porque o verbo falar está aí utilizado como se pedisse um complemento directo sem preposição: "falar o que". A frase correcta seria: "Mas, de que é que estás para aí a falar?" (falar de, neste caso). Em alternativa, poderia dizer ou escrever: "Mas, o que é que estás para aí a dizer?"
   Para terminar, só acrescentaria que há uma certa diferença de sentido entre os dois verbos. Falar designa genericamente o acto de se exprimir oralmente por palavras, mas dizer associa a este aspecto o de veicular uma informação, referir, indicar, pronunciar-se sobre, comunicar (em geral, oralmente e por escrito). Às vezes até se diz esta frase, em tom jocoso: "Olha, ele está a falar, mas não está a dizer nada."

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa