DÚVIDAS

Escovar, escovadela, escovagem e escovação

Do verbo “escovar” poder-se-á fazer "escovagem", "escovacão" e "escovamento"; procurando no Google encontram-se todas as palavras em maior ou menor quantidade. Gostaria de saber se, além da sua similaridade em significado, são utilizadas em muitos casos em situações diferentes. Como é que se perdeu o seu verdadeiro significado durante os séculos? Temos também a palavra "consonantal" mas não temos a palavra "consonante" mas sim “consoante”. Como é que esse n no meio da palavra “consonante” se perdeu na língua portuguesa uma vez que as outras línguas latinas ainda o têm? Obrigado.

Resposta

Encontro registadas escovadela, escovagem e escovação, sendo que o primeiro termo é um diminutivo dos outros. Consonante existe, é um adjectivo com os dois géneros e quer dizer «que tem ou produz consonância». O n caiu no vocábulo consoante, depois de ter teoricamente nasalizado o o que o procede.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa