DÚVIDAS

Espadalhão

O que quer dizer “espadalhão”? Estava a ler uma crónica de António Lobo Antunes e encontrei uma palavra que me suscitou dúvidas... “espadalhão”.

Eis o excerto onde se encontra a palavra:

«A segunda e principal razão que me leva a odiar os semáforos é porque, de cada vez que paro, me surgem, no vidro da janela, criaturas inverosímeis: vendedores de jornais, vendedores de pensos rápidos, as senhoras vistosas, com uma caixa de metal ao peito, que nos colam autoritariamente, sobre o coração, o caranguejo do cancro, os matulões da Liga de Cegos João de Deus, nas vizinhanças de um altifalante sobre uma camioneta com um espadalhão novo em folha em cima, o sujeito digno, a quem roubaram a carteira e que precisa de dinheiro para o comboio do Porto, o tuberculoso com o seu atestado comprovativo, toda a casta de aleijões».

Resposta

Espadalhão é o aumentativo de espada, especialmente referido à palavra automóvel.

Um espadalhão é portanto, no contexto, um grande e bom automóvel.

Quem costuma usar as palavras espada e espadalhão para os automóveis percebe que o autor está a exagerar porque as instituições de solidariedade apenas podem sortear carros médios. Há ainda uma certa crueldade quando o autor ridiculariza os que têm deficiências e quem os quer ajudar.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa