DÚVIDAS

Estimado = caro

Tendo em conta uma relação profissional continuada, parece-me ser correcta a utilização do adjectivo caro, qualificando (de «estimado, tido em grande valor ou merecimento») o destinatário de uma carta/convite para uma reunião científica. Exemplo: «Caro(a)Professor(a) Fulano de Tal».
Fui recentemente confrontada com algumas opiniões de que esta adjectivação é incorrecta, por ser indelicada, demasiado íntima.
Embora este adjectivo assuma mais do que um significado, julgo estar correcta a aplicação do mesmo no exemplo em questão. Gostaria de saber a vossa opinião.

Resposta

Estou de acordo consigo: caro(a) senhor(a) tornou-se uma fórmula de cortesia tão «distante» como estimado(a) senhor(a). Caro evoluiu do seu sentido primitivo - querido, amado (cf. italiano "caro", francês "cher") - para o significado actual - prezado, estimado, apreciado. Não me parece que exista intimidade ou muita proximidade entre duas pessoas que se tratam por «caras amigas».
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa