DÚVIDAS

Frases sem verbo

Ao elaborar uma lista de objectivos ou tarefas, é comum iniciar cada elemento desta lista por um substantivo do género: Recolha, Realização, Preparação, Participação, Definição, entre outros.

Exemplo: «Realização de análises químicas em todas as amostras da área de estudo.»

Em primeiro, gostaria de saber se este tipo de construção é correcto, uma vez que a frase não possui um verbo.

Em segundo, gostaria de saber como posso adaptar a expressão «Estabelecer uma rotina» a este tipo de construção. Poderá ser "Rotinização"?

Obrigado pela atenção!

Resposta

1. Os sintagmas nominais encabeçados por nomes deverbais (nomes derivados de verbos), do tipo dos que apresenta, fazem parte de uma enumeração. Podem, portanto, ser complementos do verbo, como em:

 

«Este plano de acção permite:
– a recolha...
– a realização...
– a preparação...»

Podem também ser complementos do nome. No exemplo abaixo, os itens em enumeração são complementos do nome tarefas:

 

«A equipa de investigação propõe-se levar a cabo as tarefas de:
– recolha...
– realização...
– preparação...»

Ou seja, a estrutura «Realização de análises químicas em todas as amostras da área de estudo» está correcta. Não é uma frase, mas um constituinte de frase.

Note bem, todavia, que é possível formar frases sem verbo ou sem verbo conjugado (designadas por frases nominais ou não finitas).

Exemplo:
«Ah, campo! A frescura no ar límpido, leve e fino como de uma madrugada eterna, sem passado nem futuro!»

2. A forma "rotinização" não está dicionarizada nem consta de nenhum corpus consultado. Propõe-se o recurso ao adjectivo regular em formulação alternativa, do tipo:

 

«Realização regular da acção x.» 

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa