DÚVIDAS

Maiúscula e nomes de povos

Na frase «Os Romanos conquistaram sucessivamente várias regiões, sobretudo o Ocidente», como se classifica morfologicamente «Romanos»?

A dúvida pode parecer elementar, mas já ouvi alguns colegas comentarem que se trata de um nome próprio, porque individualiza um povo. Estará esta hipótese correcta?

Obrigado pela atenção.

Resposta

Os substantivos que designam globalmente os indivíduos que constituem povos, grupos regionais, raças e tribos são considerados como próprios e, por isso, devem ser iniciados por maiúscula. Exemplos: «os Portugueses», «os Beirões», «os Índios», etc. (ver Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, de Magnus Bergström e Nesves Reis, 48.ª edição, pág. 37).

Recorde-se que o Acordo Ortográfico de 1945, em vigor em Portugal, estipula o seguinte na Base XXXIX:

«Os nomes de raças, povos ou populações, qualquer que seja a sua modalidade [...], escrevem-se todos com maiúscula inicial, por constituírem verdadeiras formas onomásticas. Exemplos: os Açorianos, os Americanos, os Brasileiros, os Cariocas, os Hispanos, os Lisboetas, os Louletanos, os Marcianos, os Mato-Grossenses, os Minhotos, os Murtoseiros, os Negros, os Portugueses, os Tupinambás; [...].

Relativamente a todos estes nomes, note-se que é importante distinguir deles as formas que podem corresponder-lhes como nomes comuns e que, como tais, exigem o emprego da minúscula inicial: muitos americanos, quaisquer portugueses, todos os brasileiros; [...].

Note-se ainda que os nomes de raças, povos ou populações mantêm a maiúscula inicial, quando empregados, por metonímia, no singular: o Brasileiro = os Brasileiros, o Mineiro = os Mineiros, o Minhoto = os Minhotos, o Negro = os Negros, o Português = os Portugueses, o Tupinambá = os Tupinambás

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa