DÚVIDAS

Miguéis

Peço ajuda à comunidade do Ciberdúvidas para o problema com que lido neste momento, ao tentar registar o nome do meu primeiro filho. Eu e a mãe gostamos do nome "Miguéis", mais conhecido como apelido mas, ainda assim, passível de ser adoptado como nome próprio, como já se pronunciaram os serviços centrais do Registo Civil. Miguéis não consta nem da lista de nomes próprios admissíveis, nem da lista de nomes próprios não admissíveis, abrindo assim a porta a uma investigação onomástica que venha a determinar admissibilidade da atribuição do nome Miguéis. O Registo Civil pede-me que junte alguma bibliografia que ajude à investigação, caso ela exista.
São pistas aquilo de que necessito, agradecendo desde já.

Resposta

Miguéis não é aceitável como nome próprio, isto é, de baptismo, pois trata-se de um patronímico. Estes usavam-se muito na Idade Média para exprimir a filiação (daí o seu nome). Assim, Miguéis era filho de um Miguel; Henriques, de um Henrique; Peres, de um Pêro (= Pedro); Marques, de Marco, etc. Portanto, e no meu entender, o melhor era que o seu filho viesse a chamar-se simplesmente Miguel, se não quiserem pôr-lhe qualquer outro nome.

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa