DÚVIDAS

O erro «menos pior»

Sempre ouço muitas pessoas dizerem «Essa situação é menos pior que aquela», mas aprendi que antes de pior ou melhor não se usa nem menos, nem mais. Estou correto?

Sendo assim, seria correto, em vez disso, os usos de «menos ruim que» ou «mais bom que»?

Ou quando se usa mais e menos em construções comparativas?

Grato desde já!

Resposta

Segundo a norma-padrão da língua portuguesa, não se usa menos ou mais antes de pior ou melhor.

É importante lembrar que, nas construções de grau comparativo dos adjetivos, melhor é a forma sintética de «mais bom»; e pior, de «mais mau/ruim».

Quanto ao uso de «menos ruim (do) que» numa construção de comparativo de inferioridade, não há erro algum: «Essa situação é menos ruim (do) que aquela»

No que diz respeito ao uso de «mais bom (do) que», ou «mais mau/ruim (do) que»«mais grande (do) que», não haverá erro somente quando se compararem duas características dum mesmo ser: «Essa situação é mais boa (do) que má/ruim»«Essa situação é mais má/ruim (do) que boa»«Esse carro é mais grande (do) que bonito».

O uso dos advérbios mais e menos no grau comparativo dos adjetivos se dá quando se deseja imprimir uma ideia de superioridade ou inferioridade, respectivamente: «Essa situação é mais importante (do) que aquela» e «Essa situação é menos importante (do) que aquela».

Sempre às ordens!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa