«Objectivos conflitantes» + «matéria de conflituosidade»
Devemos dizer objectivos "conflituantes", ou "conflitantes"? Em matéria de "conflitualidade", ou "conflituosidade"?
Muito obrigado.
Devemos dizer objectivos "conflituantes", ou "conflitantes"? Em matéria de "conflitualidade", ou "conflituosidade"?
Muito obrigado.
Somente o Novo Aurélio XXI: o Dicionário da Língua Portuguesa (1999), o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (assim como a correspondente versão electrónica) e o Michaelis: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa (1998) atestam a palavra conflitante [de conflitar + -nte] como «adjetivo de dois gêneros» para designar «colidente; contraditório; oposto; incompatível; contrário; inconciliável; que está em conflito», dando como exemplos, precisamente, «objectivos conflitantes» e «sentimentos conflitantes». É indicada, portanto, como palavra derivada do invulgar verbo conflitar, «estar em oposição; colidir».
Os restantes dicionários que consultámos1 não registam nenhum dos termos que nos apresentou — conflitante e "conflituante", ocorrendo apenas os termos conflito, conflitual, conflitualidade, conflituosidade e conflituoso(a).
1 Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa (2001); Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora (2004); Dicionário da Língua Portuguesa , da Verbo (2006).