DÚVIDAS

Orações adjetivas e orações adverbiais

Em um período simples, posso transformar um adjetivo (adjunto adnominal) em uma oração subordinada adjetiva, por exemplo: «o menino alto chegou» – «o menino que é alto chegou»?

Da mesma forma, vocês podem me mostrar, através de exemplos, como transformar advérbios em orações subordinadas adverbiais?

Obrigado!

Resposta

Eis alguns exemplos de locuções adverbiais transformadas em orações adverbiais*:

1. O candidato não conseguiu ir para o segundo turno por falta de popularidade = O candidato não conseguiu ir para o segundo turno porque não tinha popularidade.

2. Sem condições financeiras, pagou o bilhete mais caro. = Embora não tivesse condições financeiras, pagou o bilhete mais caro.

3. Antes da chuva, já havíamos desistido de sair de casa = Antes de chover, já havíamos desistido de sair de casa.

4. Sem dedicação, não passará na prova. = Se não tiver dedicação, não passará na prova.

Há, respectivamente, segmentos adverbiais de valor causal, concessivo, temporal e condicional – seja em forma de locução adverbial, seja em forma de oração adverbial.

Sempre às ordens!

 

* Pelo fato de o consulente ser brasileiro, julgou-se necessário (por razões de clareza didática) usar a metalinguagem teórica tradicional existente no atual ensino de gramática no Brasil.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa