DÚVIDAS

Pescoço

Qual a origem da palavra "pescoço" e qual seria a explicação para seu uso em português, quando as demais línguas latinas usam termos relacionados à palavra "colo"? Interessante é notar que usamos (pelo menos no Brasil!) colar , coleira, colarinho, etc., mas a parte do corpo correspondente para nós é sempre "pescoço". Já "colo" corresponde ao que se entende nas frases "pegar no colo" , "criança de colo", etc.

Resposta

De acordo com o "Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa", de José Pedro Machado, o vocábulo "pescoço" provém de 'pos' (do Latim 'post') + 'coço'. Esta forma (já atestada no século XIV) terá tido a sua origem no antigo castelhano "coço", que tem o mesmo sentido. Segundo J. Corominas e J. A. Pascual (Diccionario Crítico Etimológico Castellano e Hispânico), "coço" poderia provir de "coccius", ou de "cocceum", que terá evoluído primeiro para "cueço" e, depois, antepondo o prefixo 'pos' (do Latim 'post'), para "pescueço" (já atestado no século XIII, com Afonso X) e finalmente para "pescuezo".

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa