DÚVIDAS

Precedente (nome) vs. precedente (adjetivo)

Costuma-se dizer «abri um precedente» para referir que «foi aberta uma exceção». Contudo, em consulta ao dicionário, a palavra precedente não faz menção àquele adjetivo:

«Precedente: 1. Que precede; antecedente (adj. 2 g.).»

Em que ficamos?

Resposta

Na frase que apresenta — «Abri um precedente» —, o termo precedente é um nome/substantivo, e não um adjetivo, o que faz muita diferença, pois os valores de cada um são distintos. Como substantivo/nome, a palavra precedente significa «procedimento ou circunstâncias anteriores que permitem explicar ou autorizar acontecimentos ou circunstâncias análogas» (Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora), sendo praticamente sinónima de precedência, que, por sua vez, designa «preferência, primazia, direito de preceder» (idem).

Repare que se pode usar uma ou outra palavra para designar o mesmo (preferência, primazia):

«Abri um precedente» ou «abri uma precedência».

Por sua vez, enquanto adjetivo, precedente designa «antecedente, que está imediatamente antes; que pecede». Exemplo: «Nesta oração (subordinada), o pronome não desempenha nenhuma função sintática, mas, sim, na oração precedente (subordinante).»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa