DÚVIDAS

«Preferir a estrada à casa», novamente

O consulente Jairo Pinto Neto apresentou a seguinte frase:
   "O roteiro do filme oferece uma versão de como conseguimos um dia preferir a estrada à casa, a paixão e o sonho à regra, a aventura à repetição."
   Daí perguntou se, quanto à construção "à casa", estaria a crase corretamente empregada, afirmando dizer a regra que casa, sem que esteja especificada, no sentido de lar, domicílio, não é craseada.
   O Sr. João Carreira Bom, por sua vez, respondeu-lhe o seguinte:
   «O verbo preferir rege-se com a preposição a. Daí a construção "preferir a estrada à casa" (ou "preferir um copo de vinho a um copo de cerveja"). Em "a estrada", empregamos apenas o artigo definido a; mas, em "à casa", temos a crase de um artigo definido e uma preposição: a + a = à.
   Tendemos a empregar o verbo preferir em construções como "preferir antes..." ou "preferir mais do que...". Mas este verbo já contém o significado de "gostar mais" ou "querer mais".
   Portanto, diga-se: prefiro o atletismo ao futebol, prefiro o futebol ao atletismo, prefiro o cinema à televisão ou prefiro a televisão ao cinema.
   O verbo preferir vem do latim vulgar "praeferâre", por "praeferre" = levar avante.»
   Gostaria eu, agora, de acrescentar ao consulente que, no caso apresentado, a palavra casa, além de ter a preposição "a" anteposta em virtude da regência do verbo preferir, tem também o artigo "a" por uma questão de paralelismo.
   Tendo em vista que, na construção "preferir a estrada à casa", usa-se o artigo em "estrada", dever-se-á usá-lo também em casa, mesmo não estando ela especificada e significando ela lar, residência, domicílio. É o paralelismo, portanto, e não o sentido da palavra "casa", que indica, nessa expressão, a necessidade do artigo; e a regência do verbo preferir, como bem explicou o Sr. J.C.B., indica a necessidade da preposição. Daí então a crase.
   Obrigado pela atenção.

Márcio Coimbra
funcionário público
Brasil

   Tenho a impressão de que cabe razão ao consulente Jayro Pinto Neto quando se refere ao uso incorreto do acento grave na palavra "casa" na frase citada por ele.
   "Preferimos ficar em casa a estar na estrada."
   "Preferimos a estrada a casa."
   Pedindo licença, parece-me também que a dúvida apresentada não foi solucionada na resposta.

Resposta

Agradeço o comentário do sr. Márcio Coimbra, que melhora a minha resposta anterior.
Agradeço também o do sr. Fernando Bueno, com quem poderia concordar se a frase apresentada pelo sr. Jayro Pinto Neto tivesse outra construção.
   Exemplifiquemos: em «prefiro bom vinho a boa cerveja», como o primeiro elemento não é antecedido de artigo, o segundo também não é; em «prefiro um bom vinho a uma boa cerveja», temos o artigo indefinido um antes do primeiro substantivo, pelo que também temos o artigo um antes do segundo. Nas frases com o verbo preferir (como explica o sr. Márcio Coimbra), quando o primeiro substantivo se rege com artigo, é habitual e de bom estilo reger também com artigo o segundo.
   Quanto à regência do substantivo casa, fazemo-la com ou sem artigo. Depende do que se quer dizer. Por exemplo, se pretender realçar a indeterminação dos substantivos regidos por este verbo, escreverei: «Prefiro estrada a casa.» Mas não era isso que se pretendia na frase citada pelo sr. Jayro Pinto Neto.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa