DÚVIDAS

Símbolo da unidade litro

Lendo a resposta à pergunta de uma consulente sobre o emprego de maiúsculas nas unidades de peso, capacidade, etc., fiquei surpreendida com o facto de as regras terem mudado. Quando ocorreu essa mudança e qual o documento/convenção/acordo em que ficou consignada? Gostaria de vos pedir que me facultassem as referências necessárias.

Espero que não se trate de mais um fenómeno de seguidismo ortográfico/linguístico típico, resultante de um decalque das regras da literatura técnica de origem anglo-saxónica (esses, sim, sempre utilizaram «L» como abreviatura de litro).

Normalmente, o Sistema Internacional de Unidades tem algo a dizer na matéria. Não me alongo, porém, uma vez que não estou bem informada sobre estes problemas.

Parabéns pelo vosso trabalho!

Resposta

Nos símbolos das unidades sigo a regra de só escrever com maiúscula as que derivam de nomes próprios (ex.: Ampere: A; Newton: N). Escrevo todos outros símbolos de unidades com inicial minúscula (ex.: minuto min; radiano: rad). Um caso particular é o dos símbolos de prefixos (dos símbolos das unidades), em que uns são escritos com maiúscula (ex.: mega-: M [MW]; giga-: G; tera- T; etc.), outros com minúscula (ex.: quilo-: k [kW]; deci-: d; mili-: m; etc.).

Quanto ao caso da unidade litro, o documento que tenho em meu poder indica que são autorizados os símbolos l ou L. Neste critério, para por exemplo dez litros, será igualmente correcto escrever 10 L.

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa