DÚVIDAS

Termos essenciais / termos integrantes

Por que o predicativo do objeto sendo complemento que modifica, que completa o "objeto" é classificado como termo essencial da oração e o "objeto" que é o termo a ser completado é classificado como termo integrante da oração?

Se o termo integrante não é essencial, como pode o termo essencial ser complemento do integrante?

Resposta

Os termos essenciais de ma oração são o sujeito e o predicado. Se o predicado for nominal ou verbo-nominal, o predicativo do sujeito é também termo essencial, pois faz parte do núcleo do predicado.

Quanto ao nome predicativo do complemento directo (predicativo do objecto), trata-se de um termo integrante, conforme vem referido na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra.

A terminar, direi que esta designação é algo de secundário. A terminologia de termos essenciais, integrantes e acessórios é apenas uma taxinomia entre outras. Na gramática tradicional, fazia-se a distinção entre elementos principais e secundários. Actualmente, distinguem-se os termos nucleares e os marginais, os argumentais e não argumentais, os opcionais e não opcionais, os integráveis e não integráveis.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa