DÚVIDAS

Míssil (adjectivo e substantivo)

Leio no Grande Dicionário da Língua Portuguesa de  José Pedro Machado que a palavra míssil é um adjectivo («o que se pode arremessar»). 

À semelhança da pescada e do vestido, que antes de o serem já o eram, não poderá míssil ser considerado por si só um substantivo? A não ser assim, não faltará em todas as frases em que o adjectivo é usado um outro substantivo para o acompanhar (arma, por exemplo)? A mesma dúvida se pode levantar em relação a projéctil.

Resposta

Míssil também é substantivo (adjectivo substantivado), quando se diz, por exemplo, um míssil, outro tanto sucedendo com projéctil e muitas outras palavras, desde que estejam precedidas de artigo (definido ou indefinido) ou acompanhadas de outros adjectivos: míssil intercontinental, projéctil balístico, etc. Aliás, é raro o adjectivo que, em português, não se possa substantivar: alto (um alto), grande (os três grandes), notável (os notáveis), brilhante (belos brilhantes), etc., etc.

Míssil, no singular, mísseis, no plural.

 

Cf. Substantivação (in Dicas de Português)

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa