O aportuguesamento do nome grego Κοίος
Encontro o nome do titã Κοίος escrito como "Céos" e "Ceos".
Gostaria de saber qual é a forma correta e, de maneira mais geral, quais são as regras para o aportuguesamento de nomes próprios da mitologia grega no Brasil e em Portugal.
A origem do nome Cristino
Gostaria de conhecer as origens do apelido Cristino.
Agradeço.
O apelido Camões e o nome comum maçã-camoesa
Solicito que me esclareça sobre a etimologia do apelido Camões.
Está relacionado com camoês (uma variedade de maçã)?
Obrigado.
«In Liborium»
No décimo sétimo capítulo de A Queda de um Anjo, de Camilo Castelo Branco, consta a seguinte epígrafe: «In Liborium». Após alguma pesquisa, não consegui destrinçar o significado do vocábulo latino «Liborium», pelo que vos peço esclarecimento e uma tradução, se possível. Muito obrigado!
A pronúncia do nome Hefesto
Qual é a pronúncia correta de Hefesto, o nome do antigo deus grego da Tecnologia? "Hefésto", rimando com resto, ou "Hefêsto", rimando com cesto?
Desde já, muito obrigado pela atenção.
Marrocos, Marráquexe e Marraquexe
Tenho encontrado alguma validação da forma "Marráquexe". No entanto, esta formulação parece-me tão bizantina que só posso perguntar se faz mesmo sentido. Não será antes "Marraquexe", como se costuma ler?
Obrigado.
A formação e a grafia do nome bolsomínion
A palavra "bolsominion" necessita de acento gráfico? É uma palavra paroxítona?
A pronúncia e a origem do apelido Abecassis
Gostaria de saber como o nome Abecassis/Abecasis deverá ser lido, isto é, se a tónica reside no segundo a ou no i.
Eu tendo a ler este nome de família como uma palavra grave, já que não há nada em termos de acentuação que indique o contrário. Ainda assim, toda a gente que conheço vem corrigir-me e diz que a tónica é no i.
Qual a forma certa?
Éris, nome próprio de uma deusa e de um planeta
Como devo escrever "Éris" ou "Eris" (planeta anão do sistema solar)?
Malvinas vs. ilhas Falkland
Considerando que as ilhas são britânicas, eu escrevo Ilhas Malvinas ou Ilhas Falkland*? *Quando não estiver acompanhado da palavra "Ilhas", usa-se no plural: as Falklands.