Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de nomes próprios
Pedro Marrachinho Estudante Portimão, Portugal 8K

Eu tenho uma pergunta que me intriga em termos do nome da minha localidade. Gostaria de saber de onde deriva a palavra da minha terra, Portimão.

Estarei muito agradecido pelo vosso esclarecimento.

Mário Frazão Engenheiro Lisboa, Portugal 8K

Qual o significado de Famalicão e a sua origem? Conheço, em Portugal, Famalicão no distrito de Braga, no distrito da Guarda, e Famalicão da Nazaré, no distrito de Leiria.

Ivone Machado Funcionária pública Porto, Portugal 4K

Gostaria de saber qual a grafia correcta de Alpendorada/Alpendurada.

Obrigada.

Cristina França Economista aposentada e professora de Português Brasília, Brasil 4K

Existe, em Portugal, o sobrenome França? Se sim, qual é a origem?

José Santiago Segurança Lisboa, Portugal 4K

Gostaria de saber qual a origem do nome Valoroso. Segundo consta, é de origem árabe, mas gostaria de saber a raiz deste apelido que tenho em concreto. Obrigado.

Fernando Nogueirinha Professor Seia, Portugal 3K

Queria que me explicassem o significado do nome próprio Marelinda.

J. Severo Militar Recife, Brasil 11K

Gostaria de saber a origem do nome Severo e significado. Entrei pela primeira vez nessa página e gostei muito do seu conteúdo...

Obrigado.

Albino Gil Gomes Gerente Braga, Portugal 7K

Gostaria de saber a origem do nome Gil.

Luís Sarmento Conservador Penafiel, Portugal 5K

Como se escreve o nome: "Honorato", ou "Onorato"? Ambos existem ou existiram? "Honorato" com "H" é a actualização gráfica de "Onorato"?

Marta Jovina Passos Estudante Fafe, Portugal 6K

Ultimamente ando a tentar saber as origens do nome Jovina, que é o meu segundo nome, invulgar, e para poder interpretá-lo gostava de saber onde posso encontrar o significado de Jovina e quais as suas origens, pois não sei onde é que a minha bisavó foi encontrar tal nome.

Agradecida, com as melhores saudações.