Para quem gosta de seguir com atenção toda a movimentação à volta do desporto, nomeadamente do futebol, é arrasador ter de escutar, aqui e ali, verdadeiras pedradas que surgem a cada passo, umas vezes por «excesso de velocidade», outras por, creio, absoluta ignorância. Claro que ninguém sabe tudo. Mas há pormenores tão... dramátricos que me obrigam a reagir.
Por exemplo: ouvir um senhor treinador com um currículo impressionante, com uma facilidade de abordar os mais diversos temas em redor da modalidade, licenciado, campeão no país e no estrangeiro - e que por sinal muito respeito e admiro pelo seu trabalho - dizer da polivalência de determinado jogador: «Eu fize-o alinhar...». Bolas, ainda se tivesse sido um determinado presidente a deixar cair essa bronca!...
Outra coisa que me arrepia é o uso do termo intempestivo. Será que que é sempre usado com o seu significado real? Não me parece. Mas vou continuar atento, não vá, atempadamente, entrar pelo tempo uma tempestade.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações