DÚVIDAS

ATUALIDADES

Notícias

"Allgarve" levado à Assembleia da República

O deputado social-democrata Mendes Bota pediu hoje ao Governo que suspenda temporariamente a campanha promocional "Allgarve", até que se encontre «um título que reponha a dignidade e o respeito pelo nome da região».

Em requerimento entregue na Assembleia da República, o parlamentar — também líder do PSD/Algarve — ressalva que não estão em causa as acções promocionais em si, «nem os meios financeiros colocados, sem favor algum, ao serviço da promoção do Algarve».

O programa de valorização turística algarvio, que integra a nova marca "Allgarve" e disponibiliza três milhões de euros para a promoção turística este ano, foi apresentado [no dia 16 de Março p.p.] pelo ministro da Economia, Manuel Pinho, e tem sido alvo de variadas críticas na região.

«Está em causa tão somente o nome "Allgarve". E é esse que tem de ser removido, pois constitui uma afronta ao bom e verdadeiro nome do Algarve, um golpe na coerência de uma marca consolidada internacionalmente há muitos anos, mais um estrangeirismo descaracterizador da nossa identidade cultural», sustenta o requerimento entregue ao presidente da Assembleia da República.

Sublinhando que a marca Algarve está consolidada no mercado, Bota assevera que a alteração «só poderá servir para destruir um nome que, a par do Vinho do Porto, é dos poucos de que Portugal se pode orgulhar à escala mundial».

«Não necessitamos do abcesso inglês "all" para designar todo o Algarve», justifica o deputado algarvio, manifestando o receio que, doravante, a região passe a ser conhecida por "Allgarve".

Ver também:

"Correio da Manhã", de 18-03-2007

"Público", de 17-03-2007

"Expresso", de 16-03-2007

"TSF", 19-03-2007

Fonte Notícia da agência de notícia Lusa, datada de 19 de Março de 2007
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa