DÚVIDAS

Os gentílicos terminados em -i

Quais são a origem e a história (no nosso idioma e em outras línguas) do sufixo i, que forma gentílicos, tais como bagdali, concani, hindustani, israeli, omani, somali, etc.?

Ao que parece, em farsi e nepali, ele também forma nomes de línguas, à semelhança do que ocorre com outros sufixos, como -ano, -ão, -ês, que formam palavras, que são ao mesmo tempo gentílicos e nomes de línguas. Exemplos: coreano, alemão, português.

Poderiam fornecer-me a lista completa dos gentílicos formados pelo sufixo i e já incorporados ao léxico português?

Aproveito o ensejo para cumprimentá-los pelos bons serviços que prestaram ao Idioma Português durante este ano, prezados consultores do Ciberdúvidas.

Mais uma vez, os Amigos souberam fazer esse sítio brilhar como a luz de mil sóis. Parabéns! A todos desejo um próspero e venturoso ano de 2 005. Que Deus os abençoe todos!

Muito obrigado.

Resposta

Não é possível fornecer o que pede, pois só se encontram tais listas nos dicionários inversos, e no existente para o português, Dicionário Inverso de Língua Portuguesa, da autoria da minha querida amiga Elena M. Wolf, já falecida, publicado em Moscovo em 1971, apesar dos cerca de 40 000 vocábulos que abrange, dispostos por ordem alfabética de acordo com o final gráfico da palavra, os gentílicos são muito poucos. Isto mostra que o processo de formar nomes de línguas e de povos terminados em -i é anormal em português. Dos registados não interessam tupi, guarani e tupi-guarani, pois nestes a terminação ameríndia não é gentílica nem linguística; osmandi, a língua oficial dos turcos, romani, a dos ciganos, e hindi, o primeiro idioma oficial da Índia, são as restantes assinaladas. Não há dúvida, no entanto, de que concavi, hindustani, farsi e nepali são também termos correntes. Em turco, osmanli, com i final sem ponto e pronunciado como o nosso e mudo, significa «otomano». A terminação -i nos vocábulos em apreço é de origem árabo-persa e indica determinação, uma espécie de genitivo.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa