DÚVIDAS

A regência do adjetivo circundante

Gostaria de saber qual a regência do adjetivo circundante. Ex.: «(...) terras circundantes do/ao palácio.»

Agradeço a atenção.

Resposta

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, o adjetivo feminino e masculino, que significa «que está ou se encontra em volta de uma coisa, de um lugar, que rodeia ou circunda» é regido pela preposição de. Atentemos nos seguintes exemplos encontrados neste dicionário:

«Toda a área circundante de casa era relvada», «A formação do SMOG de Los Angeles [...] é devida não só à configuração particular da topografia circundante da cidade, que a envolve como se formasse uma grande muralha natural, como à existência e persistência do grande anticiclone permanente do Pacífico Norte» (J. Pinto Peixoto, H.D.C.P. p. 63).

Porém, consultando uma das maiores bases de dados de português europeu, o CETEMPúblico, foram atestadas as seguintes ocorrências do adjetivo circundante tanto com a preposição de como com a preposição a:

«área circundante do Parque dos Príncipes»

«a área circundante do edifício»

«a zona circundante ao rio Águeda»

«zona circundante de Sapadores e da Graça»

«a construir na área circundante aos HUC»

«área circundante à Ribeira de Reveles»

«embelezamento da área circundante às Pirâmides de Gizé»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa