A boa aprendizagem depende sempre das técnicas didácticas adoptadas pelo docente, de acordo com a pedagogia adequada aos seus alunos. Não lhe posso dizer qual a regra indicada para o seu caso. Procurarei simplesmente fazer alguma simplificação e sistematização do problema, na perspectiva de que isso possa ajudá-la a estabelecer a `sua técnica.
Começando por definir bem esta questão, trata-se do ensino dos verbos irregulares com infinitivo terminado em -ir (vogal temática -i- + sufixo -r). Nestes verbos pode verificar-se:
# Alteração do radical nalgumas das suas flexões (ex.: pedir: peço, peças, peça, peçamos, peçais, peçam, e não ped-), diferentemente dos verbos regulares, que mantêm sempre o radical (ex.: em partir: part-)
# Mutações vocálicas (ex.: acudir: acodes, acode, acodem).
# Mas não se deve confundir irregularidades com discordância gráfica (ex.: a alternância g/j em restringir/restrinjo, necessária para o som ¦j¦ antes de vogal (não e, i), ou a alternância gu/g, etc.
# As flexões irregulares destes verbos podem ser muito poucas (ex.: nos verbos pedir e acudir só as indicadas acima) e só se verificarem nos presentes do indicativo e do conjuntivo (imperativo).
Registo a seguir alguns verbos irregulares da 3.ª conjugação, que pessoalmente tomei como exemplos típicos. Grafei entre parênteses aqueles que seguem estes paradigmas escolhidos:
Acudir (bulir, cuspir, fugir, sacudir, subir, etc.); agredir (prevenir, progredir, etc.); cobrir (descobrir, dormir, encobrir, engolir, recobrir, tossir, etc.); influir (atribuir, constituir, diminuir, restituir, etc.); ir, mentir (aderir, compelir, deferir, despir, discernir, ferir, inferir, proferir, referir, reflectir, seguir, sentir, servir, vestir, etc.); ouvir, pedir (medir, despedir, impedir, etc.); vir (advir, avir-se, convir, intervir, provir, sobrevir, etc.); rir (sorrir); sair (atrair, cair, contrair, distrair, retrair, trair, etc.).
Se começarmos por conhecer bem as poucas formas que são irregulares nestes exemplos típicos (e que se podem encontrar numa boa gramática ou num dicionário de verbos), podemos, depois, relacionar os verbos que seguem estes paradigmas (e nalguns casos a relação é fácil: vir: advir, intervir, etc.). Lembro que prática de consultar um dicionário de verbos também é formativa. Ao seu dispor.