DÚVIDAS

CIBERDÚVIDAS

Consultores

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras de Lisboa. Professor de Português.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora de Português.
Jornalista, mestre em Literaturas Modernas.
Advogada; formadora, especialista em Prática Forense.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Linguística Geral pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde é atualmente professora de Língua e Cultura Russas e de Tópicos de Literatura Eslava.
Doutora em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (ver artigos).
Docente desde 1987; Licenciada em Ensino do Português, História e Ciências Sociais e Mestranda em Português Língua Não Materna; Experiência de sete anos de ensino de Português Língua Não Materna (PLNM) ao 1.º ciclo.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas-Estudos Portugueses e Ingleses pela Faculdade de Letras de Lisboa; mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
Licenciada pela Universidade Nova de Lisboa em Línguas e Literaturas Modernas, major em Estudos Portugueses e Franceses e minor em Linguística.
Bolseira de Doutoramento da Universidade Nova de Lisboa; Investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e do L2F - Laboratório de sistemas de Língua Falada do INESC-ID. Ver CV aqui.
Médico especialista em neurologia pediátrica e neurofisiologia infantil, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa; docente universitário da cadeira de Pediatria.
Professor de filosofia, investigador no Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica. Fundador de LusoSofia. Colaborador do Instituto de Filosofia Prática (IFP) da Universidade da Beira Interior, na Covilhã. Filólogo, latinista, helenista, musicólogo. Tradutor para português de obras de autores como Aristóteles, Aby Warburg, Carl Dahlhaus, Friedrich Nietsche, Hegel, Immanuel Kant, Jean Baudrillard, Martin Heidegger, Max Weber, Sigmund Freud, entre outros.
Aura Figueira é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e é professora de português dos ensinos básico e secundário. Tem uma pós-graduação em Ciências da Documentação e da Informação, variante de Biblioteconomia.
Licenciada em Ensino de Português Língua Estrangeira, mestre em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira pela Universidade do Porto e doutoranda em Didática de Línguas. Foi professora de Português no curso de Direito da Universidade Nacional Timor Lorosae- UNTL, no ano letivo de 2011-2012.
Professora portuguesa, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é professora de português no ensino básico e professora cooperante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi investigadora do ILTEC (1990-1997).
Doutorada em Língua Portuguesa (com uma dissertação na área do  estudo do texto argumentativo oral); investigadora do CELGA-ILTEC (grupo de trabalho "Discurso Académico e Práticas Discursivas"); autora de manuais escolares e de gramáticas escolares; formadora de professores; professora do ensino básico e secundário. Consultora permanente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacada para o efeito pelo Ministério da Educação português.
Licenciada em Linguística e mestranda em Linguística Computacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
(1941–2022) Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa (ver artigos).
Licenciado em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestre em Linguística pela mesma faculdade e doutor em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi leitor do Instituto Camões na Universidade de Oxford e no King's College de Londres. Professor do ensino secundário, é o editor executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacado para o efeito pelo Ministério da Educação português.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pós-graduação em Tradução Juridico-Económica – Inglês e Alemão, no ISLA. Professora de Inglês e de Português no ensino público e privado. Tradutora de inglês e alemão.
Licenciada e Mestre em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professora de PLE no Departamento de Língua e Cultura Portuguesa da FLUL. Formadora certificada pelo IEFP.
Doutorando em Linguística Portuguesa Descritiva, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP); mestre em Linguística Descritiva; assistente de linguística na FLUP (2002-2004); investigador do CLUP.
Pseudónimo literário de um docente aposentado do ensino superior, com prolongada actividade pedagógica, cargos em órgãos de gestão e categoria final de professor coordenador deste mesmo ensino. Autor do livro Prontuário Universal — Erros Corrigidos de Português. Ver página pessoal.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português/Francês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; mestrado interdisciplinar em Estudos Portugueses, defendido na Universidade Aberta de Lisboa. Autora de A Produção do Contraste no Português Europeu.
Licenciada em Português-Literatura pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com o mestrado em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ficcionista, poeta, ensaísta e tradutor de ficção e poesia húngaras; professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Cultura Portuguesa, fez mestrado em Literatura Portuguesa e se licenciou em Filologia Românica.
Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre (Mestrado Interdisciplinar em Estudos Portugueses) pela Universidade Aberta. Professora de Português e de Francês. Co-autora do Programa de Literaturas de Língua Portuguesa, para o 12.º ano de escolaridade em Portugal.
Licenciada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do ILTEC.
Licenciada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com Mestrado em Estatística e Investigação Operacional. Investigadora do ILTEC.
Doutor em Filosofia e em Ciências Sociais Aplicadas na especialidade de Pensamento Contemporâneo, primeiro reitor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa.
Licenciado em Linguística Computacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Tradutor de espanhol, francês, inglês, italiano e latim; especialista em Interlinguística, com obra publicada (poesia, contos, estudos linguísticos) em três línguas planeadas (ido, esperanto, interlíngua) em várias revistas estrangeiras; foi professor de Espanhol (curso de tradução) e Português para Estrangeiros no Instituto Espanhol de Línguas; trabalhou como lexicógrafo na Texto Editores; licenciado em fitopatologia pela Universidade Técnica de Lisboa.
Licenciada em Filosofia e em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos; mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva e doutorada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Licenciada em Filologia Germânica, pós-graduação em Linguística. Autora, entre outras obras, do Guia Prático de Verbos com Preposições.
Doutora e mestre em Estudos da Linguagem, Descrição do Português para o Ensino de Português Língua Estrangeira, pelo Departamento de Letras, da PUC - Rio de Janeiro; licenciada em Letras Português-Francês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Mestre em Estudos Clássicos, na vertente de Épica Grega, pela Universidade de Edimburgo (2015) e licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras (2014). Áreas de interesse incluem a Etimologia, a Linguística Histórica e estudos sobre variação e norma.
Licenciada em Português com Menor em Línguas Modernas – Inglês pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) pela mesma instituição. Fez um estágio em ensino de português como língua estrangeira na Universidade Jaguelónica em Cracóvia (Polónia). Exerce funções de apoio à edição/revisão do Ciberdúvidas e à reorganização do seu acervo.
Jornalista e tradutora brasileira.
Doutorando em Filologia Francesa pela Universidade de Salamanca; Curso do Instituto Italiano, Língua e Literatura; Diplome des Hauts Études Françaises; tradutor de italiano e francês.
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e doutorado na mesma área pela Universidade de Toronto. Especializado em ginecologia, obstetrícia e genética médica. Presentemente é professor visitante no departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina 1 da Universidade de Medicina de Varsóvia.
Licenciado em História e mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Jornalista, cofundador e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
Investigador do ILTEC, um dos coordenadores da equipa autora do Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), disponível no Portal da Língua Portuguesa.
Professora de Português e Francês no ensino secundário, na Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia). Licenciada em 1992 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tem mais de trinta livros (escolares, romances e infantis) publicados, entre os quais se contam Português atual, Manual do Bom Português Atual, Língua Portuguesa e Matemática e Camões Conseguiu Escrever Muito para Quem Só Tinha Um Olho, bem como edições escolares do Auto da Barca do Inferno e de Os Lusíadas. Formadora na área de Língua Portuguesa, em centros de formação para professores, em colégios privados, na Universidade Católica, na  Sonae, no Jornal de Notícias, no Porto Canal; e a convite do Instituto Politécnico de Macau, em 2014, deu também formação a professores universitários chineses. Assinou durante alguns anos uma crónica semanal no Jornal de Notícias, intitulada "Português Atual" e uma rubrica diária sobre língua portuguesa no Porto Canal. Elaborou um contributo para o grupo de trabalho parlamentar para avaliação do impacto da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990. Em 2018, foi-lhe atribuída a medalha de mérito cultural pela Câmara Municipal de Gaia. Consultora permanente do Ciberdúvidas, no ano letivo de 2021–22, em regime de destacamento a temo inteiro pelo Ministério da Educação de Portugal. Vide, ainda:  Autorretrato de uma professora entre o ensino e a escrita  
Poliglota, tradutor, professor de idiomas, formado em Letras na Unifac Faculdades Integradas de Botucatu.
Doutorado em linguística; investigador do Centro de Linguística da Universidade do Porto.
Licenciado em Filologia Românica (1981), mestre em Linguística Portuguesa Histórica (1986), com doutoramento em Linguística Portuguesa/Crítica Textual (1990); professor associado, com agregação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Investigador de pós-doutoramento nas áreas de Linguística Computacional e de Léxico - ILTEC
Licenciada, com mestrado em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Doutora em Linguística, professora da Faculdade de Letras de Lisboa e vice-presidente do Instituto de Linguística Teórica e Computacional ILTEC.
Professora do Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é doutorada em Literatura Portuguesa dos sécs. XV e XVI; especialista em línguas e literaturas clássicas.
Professora portuguesa, licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com tese de mestrado sobre Eugénio de Andrade, na Universidade de Toulouse; classificadora das provas de exame nacional de Português, no Ensino Secundário.
Professora de Português do ensino secundário, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; doutorada em Literatura Grega pela Faculdade de Letras de Lisboa; traduziu algumas obras sobre cultura grega.
Licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa; mestrado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; professora na Escola Superior de Educação de Coimbra, onde lecciona várias disciplinas na área da Língua Portuguesa.
Licenciada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, mestranda em Psicolinguística, professora de PLE.
Advogado (Angola/Portugal); estudioso de Intelinguística (vg, Esperanto e Esperantologia).
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Ingleses) pela Faculdade Letras da Universidade de Lisboa e mestrando em Língua e Cultura Portuguesa na mesma faculdade.
Licenciado em Linguística (com Ramo de Formação Educacional) e mestre em Língua e Cultura Portuguesas (especializado em Metodologia do Ensino do Português LE/L2) pela Universidade de Lisboa. Leitor de português na Universidade de Zadar, Croácia (desde 2011). Autor do livro Língua Portuguesa em Timor-Leste: ensino e cidadania.
Investigador do ILTEC; foi leitor de Português na Universidade de Oxford (2001-2003).
Licenciado em História, mestre em Estudos Portugueses Interdisciplinares; curso de especialização em Ciências Documentais (opção Biblioteca e Documentação) e curso de especialização em Ciências Documentais (opção Arquivo). Ver página pessoal.
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa; mestrado em Literaturas Românicas, na área de especialização Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela mesma Faculdade.
Professora brasileira, licenciada em Letras: Português e literaturas da língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense – estado do Rio de Janeiro, Brasil. Tese de Mestrado: estudo do romance São Bernardo de Graciliano Ramos. Universidade de Toulouse – França. Tese de Doutoramento: estudo do discurso publicitário na imprensa brasileira, em 1986. (Transição entre a Ditadura Militar e a Nova República) Universidade de Toulouse – França. Qualificada pelo CNU (Conseil National Universitaire) – França, como candidata a um cargo de Maître de Conférence. Maître de Langues Etrangères – Université Sorbonne - Paris IV. Professora de Língua portuguesa – Sciences PO – Paris.
Licenciada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde é doutoranda; docente nesta Faculdade de 1997 a 2014 e na ESEI Maria Ulrich desde setembro de 2014; investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa desde 1995; colaboradora da Comissão Organizadora da Gramática do Português, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
Licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Filologia da Universidad Complutense de Madrid; doutoramento pelo Departamento de Filologia Latina da mesma Universidade; Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Língua e Cultura Portuguesa - Português Língua Estrangeira/Língua Segunda na referida. Prepara atualmente um doutoramento na mesma área.
Revisor de imprensa.
Mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa e docente no Instituto Superior de Educação e Ciências. É formadora do Centro de Formação da RTP e colaboradora de dois programas radiofónicos de Língua Portuguesa: Jogo da Língua (Antena 1) e Pontapés na Gramática (Antena 3). É consultora linguística no Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. É coautora dos livros Gramática Descomplicada, Pontapés na Gramática, Assim é que é falar!, SOS da Língua Portuguesa, Quem tem medo da Língua Portuguesa? e autora do livro Os 500 erros mais comuns da Língua Portuguesa [no prelo].
Doutorada em Estudos Portugueses, especialidade de Ensino do Português, mestre em Estudos Anglo-Portugueses e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português e Inglês, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Autora do livro Indicações Práticas para a Organização e Apresentação de Trabalhos Escritos e Comunicações Orais e co-autora dos livros SOS Língua Portuguesa, Quem Tem Medo da Língua Portuguesa?.e Gramática Descomplicada.
Licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestrada em Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2 na mesma faculdade. Realizou um estágio curricular no Instituto Camões e foi colaboradora no Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira em 2011.
Doutoramento em Linguística pela Faculdade de Letras do Porto (FLUP), com a tese Estrutura e Funcionamento da Interacção Verbal Polémica; investigadora do Centro de Linguística da Universidade do Porto.
Licenciatura em Línguística (com Ramo de Formação Educacional) e mestrado em LCP- Metodologia de Ensino de PLE/PL2 pela Universidade de Lisboa. pós-graduação em Estudos Pós-Coloniais. Leitora do Instituto Camões, na Universidade de Zagreb, Croácia. É autora do livro Um Quadro de Referência para o Ensino do Português em Timor-Leste (2011) e de artigos na área do Ensino e Aprendizagem de PLE/PL2.
Licenciada e mestranda em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Licenciada em Estudos Clássicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pós-graduada em Ensino do PLE/L2 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi docente de Português L2/LE no Instituto Camões em Paris entre 2009 e 2010 e professora estagiária de PLE/L2 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre 2010 e 2011.
Professora assistente no Instituto Superior de Ciências da Educação, em Luanda. Mestre em Metodologia do Ensino do Português, Língua Estrangeira/ Língua Segunda, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e doutoranda em Linguística da Universidade Nova de Lisboa, na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia.
Advogada, licenciada pela Universidade Católica Portuguesa, na vertente de Ciências Jurídico-Forenses. especialista em Direito Civil, Laboral e da Saúde.
Licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em língua portuguesa e didáctica pela UBI. Fez Estudos Humanísticos nos Jesuítas (9 anos), onde, entre outros, foi aluno de João Mendes (Literatura Portuguesa) e de António Freire (Latim e Grego). Tem pronta para publicação uma Gramática Explicativa da Língua Portuguesa, em que trabalha há 10 anos.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa