Exodôncia, fitoesteróis, cantiléver... parecem palavras do outro mundo, mas não são. Do outro mundo é, de facto, a língua criada pelo linguista Paul Frommer, professor da Universidade da Califórnia, para o filme Avatar. Trata-se de um caso que se pode transformar num excelente pretexto, a utilizar em sala de aula, para explicar um agregado de noções fundamentais em linguística, entre elas a de língua natural e a de faculdade de linguagem. Fica a sugestão.
É certamente reduzido o número de pessoas que dedicaram algum do seu tempo a ler a Bíblia. Talvez passe, pois, despercebido o modo como os universos de referência dos textos bíblicos estão reflectidos na língua. É interessante ver alguns exemplos a propósito.
Assinalam-se os 10 anos da saída de Portugal de Macau. Há acusações frequentes de inacção por parte das autoridades portuguesas no que respeita à promoção do português. Por outro lado, constata-se que a actividade de investigação e da comunicação social em língua portuguesa é promissora. Deixamos aqui um balanço a este respeito, a cargo de João Paulo Meneses, jornalista da TSF.
Nesta época de Natal e Ano Novo, o Ciberdúvidas suspenderá as suas actualizações e retornará dia 4 de Janeiro.
Deixamos abaixo uma resenha de respostas e outros textos que versam sobre o erro "Pais-Natal":