Que nome se dá à maior montanha do mundo? No Ocidente, a resposta é pronta: Everest (também aportuguesado como Evereste). Mas, no Tibete, chamam-lhe Qomolangma (ou Chomolangma), na China, Zhumulangma, e, no Nepal, Sagarmatha. Deverá qualquer destes nomes substituir Everest? Esta é uma das questões levantadas por Miguel Fialho num interessante artigo intitulado "Evereste ou Qomolongma?" e publicado no número de primavera/verão da revista Port-Nês, dedicada aos estudos sino-lusófonos (ler também artigo no jornal Público).
No consultório igualmente se discutem nomes de lugar. Por exemplo, de que forma se há-de chamar a capital da Geórgia? "Tbilisi", "Tbilissi", "Tiblíssi", "Teblíssi", ou "Tiflis"? Todas estas variantes podem ser legitimadas, pelo que conviria definir um critério para identificar uma delas como preferencial (o Código de Redação Interinstitucional adotado na União Europeia opta por Tiblíssi). Outras dúvidas: um consulente da China interroga-se sobre o emprego do pronome interrogativo qual, e outro, de Portugal, quer saber se é indiferente usar cárneo ou cárnico.
Lembramos que as respostas e demais artigos aqui em linha se encontram acessíveis também pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).
Agradecemos os donativos de quantos acompanham o Ciberdúvidas e desejam que este serviço se mantenha gracioso e de acesso universal. Se quer dar o seu contributo, prima o botão “Faça aqui o seu donativo”, nesta página, em cima, à direita, ou consulte mais informação aqui.