1. Como anunciado na Abertura de 1 de outubro p. p., as atualizações do Ciberdúvidas passam a ter frequência trissemanal – às segundas, quartas e sextas. Reforça-se assim a intervenção deste espaço dedicado ao esclarecimento e debate de temas da língua portuguesa na sua diversidade, já que, ao longo dos anos, o interesse do público por estas páginas tem crescido. De tal maneira que, neste momento, o acervo do Ciberdúvidas atinge mais de 40 000 artigos distribuídos pelo Consultório e pelas demais rubricas (Controvérsias, Diversidades, Ensino, O Nosso Idioma, Pelourinho, Montra de Livros, Notícias e Antologia). Contam-se ainda rubricas temáticas que documentam momentos críticos da atualidade, como mais recentemente sucedeu (em 2020) com a criação de A covid-19 na língua, dando conta do enorme impacto da pandemia sobre os usos do idioma. Recorde-se, por último, que o serviço de esclarecimento de dúvidas está, como sempre, ativo (aqui) e aberto a quantos queiram conhecer cada vez melhor esta língua que é de todos.
2. No Consultório, são cinco as novas perguntas: como analisar a sintaxe caprichosa do provérbio «quem o feio ama, bonito lhe parece»? Quando se refere a totalidade de um universo («todos os maiores de 18 anos»), será sempre obrigatório o quantificador todos? Na fala popular do Brasil, pronuncia-se por vezes "mobilha" em vez de mobília – será este fenómeno fonético desconhecido em Portugal? E como se há de escrever a associação de ponte com báscula e de tomada com macho – com ou sem hífen?
3. «Fazer a cabeça», «fazer das suas» e «fazer-se de novas» são três das expressões idiomáticas formadas por fazer, um verdadeiro verbo multiúsos, no dizer da professora Carla Marques em crónica que escreveu e leu para o programa Páginas de Português (Antena 2, 3 de outubro de 2021), agora igualmente disponível em O Nosso Idioma. Na mesma rubrica, a professora Lúcia Vaz Pedro assinala um neologismo que denota um conceito bem antigo e que se tem tornado recorrente no discurso sobre feminismo e identidade: sororidade.
4. Nas Diversidades, transcreve-se, com a devida vénia, um interessante apontamento do jornalista Leonídio Paulo Ferreira, lembrando que o vietnamita se escreve hoje numa versão do alfabeto latino (quôc-ngu) graças ao engenho linguístico do jesuíta português Francisco de Pina (1585-1625).
5. Uma referência à sagração de Portugal, pela primeira vez, como campeão mundial de futsal em 3 de outubro p. p., ao derrotar a Argentina por 2-1, em Kaunas (Lituânia). Sobre a origem do termo futsal, retome-se a explicação dada pelo jornalista João Querido Manha ao Consultório em 8 de julho de 2009: «A palavra futsal1 foi inventada pela Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), quando a FIFA proibiu a utilização da palavra futebol por outras entidades (anos 80) [...]»; é o resultado da amálgama de uma expressão espanhola fútbol sala ou fútbol de salón (cf. dicionário da Real Academia Espanhola e Fundéu).
6. Dois registos da atualidade que dão conta do constante aperfeiçoamento do ensino da língua portuguesa em suporte digital: neste dia, a realização em Santiago de Compostela do encontro "Português, multilinguismo e ensino à distância", promovido pela Academia Galega da Língua Portuguesa e pela Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP; e a notícia do prémio que a International E-Learning Association (IELA) atribuiu ao curso LMOOC Introdução à Língua Portuguesa, produzido pela Faculdade de Letras e pelas Tecnologias Educativas da Universidade do Porto.
7. Uma chamada de atenção final para as comemorações do 5 de Outubro em Portugal, data em que se festeja a implantação da República no país, ocorrida em 1910. Entre artigos alusivos ao tema disponíveis no arquivo do Ciberdúvidas, propõe-se a leitura de As palavras república e monarquia, 'Viva a República' e 'vivà República' e As mudanças na 'orthographia da lingua portugueza' há 100 anos.
Cf. 130 anos de "A Portuguesa", adoptada como Hino Nacional português um ano depois da implantação da República + A história do Hino Nacional