Uma escola bilingue portuguesa e inglesa financiada pelo governo britânico poderá abrir portas dentro de dois anos em Londres, com o objetivo de promover o português como língua internacional. O projeto está a ser desenvolvido em conjunto com o Ministério da Educação britânico por um grupo de professores, um psicólogo, uma assistente social, um arquiteto, um advogado e uma gestora, ingleses e portugueses, em regime de voluntariado.
Uma atualização concentrada em problemas de análise gramatical: no consultório, fala-se sobretudo de funções sintáticas, orações subordinadas, tempos verbais e classes de palavras. No Correio, criticam-se e discutem-se perspetivas sobre como se organiza uma frase.
Entretanto, lembramos que, no Facebook, continuamos a divulgar uma seleção dos nossos conteúdos: pela voz de Sara Leite, oiça apontamentos sobre citação e referenciação de bibliografia e a diferença entre jargão e linguagem técnico-científica.
No Ciberdúvidas, respondemos a perguntas sobre a língua portuguesa há mais de quinze anos, mas, para continuar a prestar este serviço sem fins lucrativos e de acesso gratuito, precisamos da ajuda de quantos, por esse mundo fora, nos procuram. Por isso, repetimos: junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os esclarecimentos poderão ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.
Cursos de português para estrangeiros, programas de aprendizagem colaborativa, testes-diagnósticos, projetos de b-learning no ensino básico e superior, produção de recursos para o ensino da língua — é este o âmbito de intervenção da Ciberescola e dos Cibercursos (mais informações aqui).