1. A 19 de novembro de 1935, já muito debilitado da crise hepática que o haveria de vitimar no hospital de São Luís dos Franceses, em Lisboa – faz precisamente 82 anos no dia 30 do presente mês –, Fernando Pessoa escreve o último poema na língua materna: «Há doenças piores que as doenças». No entanto, é em inglês que ele redige a última frase, na véspera do seu falecimento: «I know not what tomorrow will bring1. É o que recorda a professora Maria Eugénia Alves, na reflexão que assina na rubrica O Nosso Idioma quanto à surpreendente opção do poeta, na sua hora final, pelo idioma em que fora educado em Durban.
1 Em português: «Não sei o que o amanhã trará.»
Cf.: Fernando Pessoa: 10 das melhores frases do génio
2. Uma segunda efeméride destes dias são os 25 anos do SMS, sigla do inglês Short Message Service, «serviço de mensagens curtas». Foi a 3 de dezembro de 1992 que a primeira mensagem de texto (“Feliz Natal”) foi enviada por Neil Papworth, um jovem engenheiro informático, então com 22 anos de idade, a um colega de trabalho, através de uma operadora comercial, no Reino Unido. Sobre esta sigla e as suas marcas no vocabulário comum do português neste meio século decorrido, vários textos podem ser procurados no arquivo do Ciberdúvidas.² E na rubrica Diversidades deixamos transcrito um trabalho difundido pela agência Lusa sobre o que o uso «desenfreado» do SMS mudou a forma de se escrever... inclusive nas salas de aula.
² Por exemplo: Um SMS ou uma SMS? E o plural? + O género de SMS + Sigla e empréstimo + A “smsização” da língua + Dicionário para chat, SMS e e-mail
3. No consultório³, responde-se a sete perguntas, que abrangem áreas muito diversificadas: da singular expressão «entrou por uma perna de pinto e saiu por uma perna de pato», usada em parlendas no Brasil, ao uso do verbo ouvir selecionado pelo verbo de controlo querer, a partir de uma frase do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira: «Já que me não querem ouvir os homens […]». Ainda no domínio da sintaxe, o esclarecimento é sobre o emprego do infinitivo com sujeito acusativo. E, para terminar, será a etimologia de lâmpada a mesma de lampreia?
³ Pelas razões já anteriormente expostas, o Ciberdúvidas passou a assegurar as suas atualizações temáticas apenas uma vez por semana – agora à terça-feira. Entretanto,sempre que a atualidade ou a relevância informativa o justificar, não deixaremos de o assinalar nos Destaques.
4. Évora e a sua milenar região é o tema do sexto episódio da 10.ª série do magazine televisivo Cuidado com a Língua! Na segunda-feira, dia 4 de dezembro de 2017, no primeiro canal da RTP, depois das 21h00 (hora oficial de Portugal continental). Com repetição nos demais canais da televisão pública portuguesa, ficando depois acessível, também, na aplicação RTP Play. 4
4 Interrompido nesta data pela RTP 1, Cuidado com a Língua! voltará só em 2018, em dia e horário ainda por se saber.