Jorge Amado nasceu há cem anos, e multiplicam-se as iniciativas para assinalar a importância do seu legado literário e cívico. Em Lisboa, decorre (de 12 a 16 de novembro de 2012) a 2.ª sessão do Colóquio Internacional 100 Anos de Jorge Amado, intitulada "O Escritor, Portugal e o Neorrealismo". Na abertura do evento, Vânia Chaves, presidente da Comissão Organizadora do colóquio, frisou que Jorge Amado é «o mais universal dos escritores brasileiros e aquele que contribuiu e contribui para manter apertados os laços que unem os falantes de língua portuguesa dos quatro cantos do mundo». Evoque-se também aqui a memória do escritor baiano, com uma reportagem do canal brasileiro TV Cultura:
A Língua Portuguesa na Era Digital é uma oficina de âmbito internacional que se realiza a 16 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com o principal objetivo de debater os atuais desafios colocados à língua portuguesa e as respostas possíveis para os enfrentar. Toda a informação aqui.
Onde fica Roraima? E sabe como se pronuncia o nome? A resposta faz parte da nova atualização, que também discute o uso do substantivo anedota em Portugal, bem como a translineação de perspicácia.
height:
2px;">