Para falar do substantivo massacre, evoca-se um momento triste da história de Lisboa. No meio da crise que afeta Portugal e outros países da Europa, ocorre usar establishment, um anglicismo que lembra movimentos de contestação antigos e modernos. Paradoxalmente, o advérbio agora pode referir-se ao passado real ou ficcionado. Tais são os tópicos em foco nas novas respostas em linha, que, como habitualmente, se encontram igualmente disponíveis no Facebook e numa aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).
Ainda sobre a lusofonia, tema de um texto da autoria da linguista Ida Rebelo e disponível nas Controvérsias, vale a pena rever o documentário Língua – Vida em Português, realizado por Victor Lopes em 2002 – na íntegra, aqui, e numa apresentação de alguns minutos, já a seguir:
Quem estuda ou ensina o português, falante nativo ou não, encontra na Ciberescola/Cibercursos recursos diversificados: cursos, testes-diagnóstico, novos exercícios e um programa de aprendizagem colaborativa, a par de outras iniciativas. Conheça a nossa equipa e obtenha mais informações aqui ou aqui.
Infelizmente, os problemas decorrentes da migração do Ciberdúvidas para esta nova plataforma só gradualmente poderão ser resolvidos. Por isso, apelando à compreensão de todos os utilizadores, solicitamos que nos comuniquem os erros encontrados mediante a hiperligação que se encontra no fundo de cada página visionada.