Que poesia encerram os sinais ortográficos? Foi o que decidiu explorar o poeta surrealista português Alexandre O'Neill (1924-1986), com a sequência Divertimento com sinais ortográficos, publicada em 1960 e agora também disponível na Antologia. De acentos se fala também no consultório, a propósito da (im)possibilidade de acentuar graficamente o prefixo mini-. Mas o tema em foco nas novas respostas é o aportuguesamento de topónimos estrangeiros como o nome da capital marroquina ou o de uma cidade do sudoeste de Inglaterra.
Estes e outros conteúdos encontram-se igualmente acessíveis pelo Facebook e por meio de uma aplicação para smartphones com o apoio da Fundação Vodafone Portugal.
A migração do Ciberdúvidas para uma nova plataforma causou infelizmente numerosos erros na formatação e nas hiperligações das respostas e de outros textos em linha. Lamentamos este problema, só gradualmente solucionável; enquanto isso, agradecemos o envio de informação a respeito de erros detetados através da hiperligação que, para o efeito, se encontra no fundo de cada página visionada.
Para alargar a oferta do programa gratuito de aprendizagem colaborativa da Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa são precisos falantes do português (de qualquer país de língua oficial portuguesa) interessados em aprender russo, romeno, alemão e sueco. Inscreva-se e conheça a nossa equipa!
O serviço prestado pelo Ciberdúvidas, gratuito e sem fins lucrativos, depende cada vez mais de quantos, pelo mundo fora, recorrem a ele para esclarecimento e debate de questões sobre o uso e a norma da língua portuguesa. Porque não juntar-se ao grupo de amigos que criou a campanha SOS Ciberdúvidas? Todos os esclarecimentos devem solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.