Já aqui tínhamos assinalado a publicação do estudo Potencial da Língua Portuguesa, coordenado por Luís Reto, reitor do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), e o impacto de uma das suas conclusões: a língua portuguesa vale 17% do Produto Interno Bruto. Não admira, pois, que a obra em referência continue no centro das atenções: no dia 5 de dezembro de 2012, quarta-feira, pelas 19:30, em Lisboa, o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua acolhe a apresentação pública desta obra pelo professor universitário e político português Marcelo Rebelo de Sousa. Também num dos canais de televisão de Portugal, na RTP1, o português está em foco, com a emissão de 3 de dezembro, segunda-feira, do programa televisivo Prós e Contras, dedicada a questões para reflexão e debate sobre o valor da língua.
As novas respostas em linha privilegiam a forma das palavras, as suas relações e a sua história. A sintaxe é tema sempre presente.
Ajude o Ciberdúvidas a prosseguir como serviço sem fins lucrativos e de acesso gratuito, que interessa a quantos têm dúvidas sobre língua portuguesa e querem saber mais — junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas (esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com).