DÚVIDAS

ARTIGOS

Pelourinho // Tabuísmos

Um insulto trovejante

Na proporção do respetivo erro ortográfico

« (…) Um xibo é um xibo. Um xibanço ou uma xibaria é sempre um esgoto doméstico, coisa de fungo ou bactéria, uma subserviência, traição, corrupção. Ética e politicamente não há pior do que ser-se denunciante serviçal, de espinha dobrada (ou sem ela) a entregar a alma do outro ao patrão. Quem é bufo, quem foi bufo, é mesmo o ponto central. (…)»

[Joana Amaral Dias, Diário de Notícias, 18/06/2021]  

 

O caso que envolveu a Câmara Municipal de Lisboa sobre os dados pessoais enviados à Embaixada da Federação da Rússia respeitantes aos promotores de uma manifestação de imigrantes russos contra a prisão, em Moscovo, do oposicionista Alexei Navalny,  já sobressaiu também no campo linguístico.  Especificamente, como foi descrito aqui pela professora Carla Marques com seis verbos¹ e dois substantivos ² – divergentes de sentido consoante o ponto de vista do respetivo utilizador. Só faltava mesmo o insulto  acima transcrito … tão trovejante quanto o erro ortográfico ³ cometido. 

Enviardivulgarcomunicar, informar, partilhar e revelar

Reprodução e delação.

³ Chibo, do cast. chivo. Com ch, enão com x, portanto

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa