DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma // Classe de Palavras

A que classe de palavras pertence muito?

Uma palavra que pode pertencer a várias classes

Nas frases «Este livro é muito interessante» e «Ao ler o livro fiquei com muito medo» a que classe de palavras pertence a palavra muito?

Nestas frases, a palavra muito pertence a classes diferentes: ora é um advérbio ora é um quantificador.

Na primeira frase «Este livro é muito interessante», muito é um advérbio de quantidade e grau e, como tal, invariável em género e número, contribuindo com informação sobre o grau e quantidade. Nesta situação, muito incide sobre o adjetivo interessante e significa, segundo o Dicionário Houaiss, «surpreendente; excecionalmente; extremamente; exageradamente».

Refira-se também que o advérbio muito, antes de um adjetivo, participa da construção do grau superlativo absoluto analítico que, neste caso é muito interessante, equivalente ao superlativo absoluto interessantíssimo.

Já na segunda frase «Ao ler o livro fiquei com muito medo», muito é um quantificador existencial que incide sobre o nome medo expressando uma quantidade indefinida.

A palavra muito pertence a várias classes, tudo depende da situação em que é usado, podendo ser um advérbio, um quantificador ou um nome.

 

Áudio disponível aqui:

[AUDIO: Inês Gama - Classe de palavras de muito]

Fonte

Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 11 de dezembro de 2022.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa