DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma

A concordância do verbo
com um numeral percentual

Regra geral e especificidades

O Diário de Notícias escreveu em manchete «Jovens fogem do país. 70% ganhava menos de mil euros e lá fora recebe mais de 2 ou 3 mil». Este título deixou dúvidas ao ator Diogo Infante, que considerou que as formas verbais presentes na frase deveriam ir para a 3.ª pessoa do plural.

Para avaliarmos a correção da frase do Diário de Notícias, teremos de saber que estamos perante um caso de concordância do verbo com o sujeito quando este é um numeral percentual. Nestas situações, a gramática prevê que o verbo seja flexionado na 3.ª pessoa do singular. Assim, está correto o título do jornal, devendo dizer-se «70% ganhava menos de mil euros» e «lá fora 70% recebe mais de 2 ou 3 mil».

Se o numeral percentual fosse acompanhado de um sintagma preposicional (e seria nesse caso que Diogo Infante estaria eventualmente a pensar), a situação já seria distinta, pois, nesse caso, é aceitável que o verbo seja flexionado tanto no singular como no plural. Podemos, deste modo, dizer «70% dos jovens ganhava menos de mil euros» ou «70% dos jovens ganhavam menos de mil euros», pois o verbo tanto pode concordar com 70%, e vai para o singular, como com jovens, e vai para o plural.

 

Áudio disponível aqui:

[AUDIO: Concordância com numeral percentual_Carla Marques]

Fonte

Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 18 de dezembro de 2022.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa